Reflexões sobre a proposta de concessão do Parque Estadual Ilha do Mel



Está em fase de discussão e implantação o Projeto Parques do Paraná,liderado pela SEMA, que busca promover a gestão estratégica das áreas de conservação ambiental protegidas no estado.O projeto abrange 4 Parques Estaduais,Vila Velha,Guartelá,Gruta do Monge e Ilha do Mel nosso foco de reflexão.
Nas reuniões feitas pela Instituto SEMEIA que está auxiliando o governo do estado nesse projeto,as comunidades de Brasília e Encantadas puderam expor suas necessidades e a negação ao projeto, que busca a concessão privada do parque.O SEMEIA deixou muito claro que não se trata de uma privatização,e sim de uma concessão de 20 a 30 anos para uma empresa privada poder administrar os serviços, em contra partida esta empresa deverá cumprir com encargos que serão previstos em edital,como exemplo construção e reforma das estruturas existentes como os trapiches,implantação de banheiros,manuntenção das trilhas,entre outros.
O que não agradou as comunidades foi o fato desta concessão implantar serviços que já temos como outra linha de transporte continente ilha,campings, bangalôs de hospedagem na praia,lojas,bares e restaurantes.O que a comunidade necessita e a valorização dos serviços já disponíveis, e também a valorização da infra estrutura turística,como exemplo os trapiches que se encontram estado quase deplorável e um centro de atendimento ao turista descente com pessoas especializadas!
A comunidade deixou bem claro que o sistema ideal seria o de cogestão entre a comunidade e o governo, sem envolver a iniciativa privada. O que pudemos perceber na reunião que participamos é que as comunidades não sentem confiança no poder público, que deixou claro que a proposta será avaliada, porém será o estado que vai decidir sobre o futuro da Ilha do Mel!
O que é importante deixar claro que vamos lutar pelos nossos interesses e defender a Ilha do Mel,vamos fazer o possível para que os interesses da comunidade sejam respeitados. #VAMOSLUTAR

Texto
Camila Campestrini
Turismóloga especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antonina

Turismo de Base Comunitária