Pesca Artesanal da Tainha 2014 - Pontal do Sul e Ilha do Mel.


 A Pesca Artesanal da Tainha 

A pesca da Tainha e uma das mais tradicionais em todo o litoral Sul do país,ocorre entre os messes de maio a julho com abertura oficial este ano 15 de maio com término 30 de julho 2014.
Nosso foco será em Pontal do Sul e Ilha do Mel, em dois pontos de pescas em Pontal do Sul no ponto João Rosa onde tradicionalmente 5 famílias possuem licença para montar "barracos" na praia, e também no ponto de pesca do Miguel Encantadas Ilha do Mel.

Como é feita a pesca?
A forma mais tradicional é chamado de Lanço, onde uma pessoa denominada espia fica em cima de uma armação mocho para visualizar o peixe que vem vindo pela costa. Assim que avistado o cardume ele faz sinal para que a canoa entre na água e contorne o cardume com a rede, que será levada novamente ate a praia e puxada pelas duas extremidades, dois pescadores ficam encarregados de entrar na água para que os peixes não pulem por cima da rede, isso por que a Tainha salta. Outra forma são as tarrafas, onde o pescador entra na água até a cintura e arremessa sua tarrafa em cima do cardume pegando assim algumas Tainhas .Mais uma forma de pescar Tainha e o chamado Cambal, onde um pescador vai por fora (dentro da água até o peito) e outro fica em terra (na praia) um pouco mais atrás com água pela canela, assim vão puxando a rede a favor da maré, quando os peixes batem na rede que esta em terra avisa o de fora que faz a volta e os dois puxam juntos os peixes para a praia, este tipo de pesca e mais praticado a noite até amanhecer do dia, esse método e muito utilizado por pescadores mais velhos. As principais malhas das redes são malhas de 9 a 12 dependendo do tamanho da Tainha que se pretende pescar. A rede do tipo feiticeira é proibido pois são duas reder malha 40 e outra menor.
Esses são as principais formas de pescar a Tainha na nossa região.

Lanço ponto João Rosa

Lanço ponto João Rosa

Lanço ponto João Rosa

Lanço ponto João Rosa




Pescadores Camboando em dia frio




Pescador Caceando

O preparo da Tainha
A Tainha pode ser preparada de várias formas, a mais consagrada é a Tainha recheada assada na telha, esta é a forma mais tradicional servida em restaurantes da região. O recheio pode ter vários tipos de ingredientes de acordo  com quem prepara, mais o principal deles é a ova, nesta época por se tratar do período de reprodução quando os cardumes passam na costa para subir até os leitos de rio para procriar, a maioria dos peixes são capturados com ova, que é a mais saborosa entre outras espécies de peixes. Servida também frita, ou assada sem recheio, caldo de Tainha e a tradicional Cambira Tainha seca, que e feita pelos próprios pescadores nos seus barracos já que o fogo fica acesso a maior parte do tempo.
 


Tainha secando barraco Tia Maria

























Tainha assada Ilha do Mel trapiche Encantadas barco Valentin IV, nesse tipo de preparo ela e coloca inteira na grelha, apenas é lavada e após assada aberta e os miúdos assado dentro são colocados como recheio.
Caldo de Tainha barraco Tia Maria
A comunidade envolvida.
Nessa época do ano praticamente toda a comunidade se envolve com a pesca da Tainha. Até mesmo as pessoas que não fazem da pesca como principal fonte de renda.
No ponto de pesca João Rosa, alguns dias são mais 30 pessoas esperando o lanço, que é divido entre as famílias que fazem parte do ponto, cada um ganha de acordo com a sua importância na hora do lanço. O dono da canoa fica com a maior parte (2 partes da canoa e rede) o remador também tem maior importância também ganha mais, os demais que puxam a rede ganham partes iguais. As Tainhas são vendidas por peças variando de R$10,00 a R$25,00,nos barracos você também encontra para comprar a Cambira Tainha seca.



Fonte: pesquisa de campo e informações obtidas com os pescadores. 





















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antonina

Turismo de Base Comunitária