Expedição Canal do Varadouro...

Uma aventura sensacional com paisagens belíssimas entre Paraná e São Paulo!!!


Esta expedição foi realizada entre os dias 18 e 19 de janeiro de 2014, na tripulação 4 pessoas,um deles deficiente visual que nos ensinou perceber os lugares com outros sentidos! Narrar uma paisagem faz com que você se torne os olhos de outra pessoa,passar sensações e mostrar com as mãos, fez com que percebêssemos que o belo é para todos. Não podemos esquecer da Princesa, cão que acompanha as expedições! 
Com destino final Barra de Ararapira, onde já estivemos e fomos recepcionados com muita alegria pela comunidade local.


O Canal do Varadouro



De acordo com a pesquisa realizada em vários trabalhos acadêmicos livros, o Canal do Varadouro foi aberto na década de 50, com objetivo de ligar a região lagunar de Cananéia a Baía dos pinheiros. Construído usando o antigo leito da trilha caiçara, medindo aproximadamente 6 Km de extensão, 50  metros de largura, e 6 metros de profundidade (medidas que podem ser alteradas de acordo com as marés). Quando aberto o Canal do Varadouro, Superagui foi transformada em uma ilha, onde hoje fica o Parque Nacional de Superagui. O canal em sua extensão e composto por manguezais e parte de mata atlântica, diversas especies de pássaros, e animais silvestres. Também pudemos observar caranguejos no "seu tempo" ainda pequenos andando rapidamente pelo mangue. No decorrer da viagem que durou aproximadamente 3 horas, pudemos visualizar diversas comunidades (algumas no Paraná e outras na parte de São Paulo). As placas solares nessas comunidade chamam a atenção para o desenvolvimento sustentável na região.


Baía do Pinheiros


São José de Ararapira ( Ararapira Velha - cidade fantasma)

Tivemos o privilégio de fazer uma parada na Ararapira Velha, ou São José de Ararapira. O lugar por muito tempo foi prospero, de acordo com banner que esta na lateral da Igreja de São José de Ararapira, a vila e uma das vinte uma que faziam parte da Capitania de São Paulo no século XVIII. Começou a ser colonizada desde o primeiro contato dos Portugueses com a então  terra de Vera Cruz,com seu local de fundação em ponto estratégico meio caminho entre Iguape e Paranaguá, que por sua vez era passagem para viajantes que iam de São Paulo para Curitiba, " Todas as expedições que por aqui passavam, por aqui ficavam.Por isso, e pela riqueza de suas águas naquela época Ararapira cresceu e prosperou." ( trecho do banner exposto na lateral da igreja).  De acordo com esta fonte, ainda mostra que, ate os anos 30 a vila era prospera, com abertura do Canal do Varadouro que afetou o regime das marés aumentou a erosão do barranco da vila. 
Igreja São José de Ararapira

Nos últimos vinte anos, seus últimos habitantes foram embora, outros morreram. Mas não se pode dizer que São José de Ararapira é uma vila fantasma: seu cemitério ainda é utilizado pelos habitantes da região, velhos moradores da vila passam temporadas aqui, descendentes dos seus habitantes têm nela sua referência de origem e seus fantasmas olham por todos e para todos.
(Banner lateral igreja)


Outra lado da história....De acordo com a história contada pelo Sr.  Santiro Pires, morador da barra, esse lugar foi amaldiçoado a muito tempo atrás, diz a lenda que isso aconteceu por que as pessoas que ali viviam não respeitaram a quaresma, o que era feito na região com muita tradição. O primeiro sinal foi quando o local onde eram feitos os bailes pegou fogo sem explicação, depois algumas pessoas vieram a falecer e acontecimentos sobrenaturais como barulhos de correntes, chibatas, vultos e outras coisas assustaram as famílias que ali viviam e todos foram embora. Encontramos algumas pessoas que faziam a limpeza do local para a visitação, mais ninguém que morar ali, apenas uma pessoa o "negão" que infelizmente não estava no local. Ainda vamos investigar mais sobre o local e fazer uma nova visita para encontrar esse morador que ali resiste. 


Vilarejo na Barra da Ararapira

Um pouco a frente da Ararapira velha, chegamos em nosso destino Barra de Ararapira,local onde mais uma vez fomos bem recebidos pelos moradores. Saiba mais sobre este vilarejo na nossa próxima postagem, vamos mostrar a vila e falar mais sobre o  local e a barra, saiba como terminou nossa expedição, com alguns problemas no final....

Tripulação: Marinheiro Mano ( Anderson do Rosário), Mario Sergio Fontes (deficiente visual) Edimara, Camila Campestrini ( Kalu)

Texto Camilla Campestrini
Turismóloga especialista em gestão ambiental e desenvolvimento sustentável.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antonina

Guaraqueçaba