Sambaquis?

E ai, você sabe o que é um Sambaqui?

No Paraná, um dos principais vestígios arqueológicos deixados pelos indígenas são os Sambaquis encontrados no litoral.De acordo com inventários dos Sambaquis, no Paraná somam o total de 269 sítios cadastrados, entre os mais preservados estão o sítio do Guaraguaçu localizado em Pontal do Paraná, este protegido pelo processo Nº 85/82, inscrição Nº 13 Livro do Tombo Arqueológico, Paisagístico e Etnográfico realizado em 26/11/1982.
Por volta de dez mil anos traz o clima tornou-se úmido e quente, isso fez com que outros grupos caçadores coletores migrassem para algumas regiões do estado. Estes grupos são denominados Umbu, Humaitá e os Sambaquieiros, estes predominantemente no litoral do estado.
Os Sambaquis são como aterros dos povos antigos, elaborados por diferentes populações pré-coloniais, e composto principalmente de conchas de moluscos (ostras,mariscos,etc.), em menor quantidade os sambaquis também abrigavam ossos de animais,alguns menores compostos por restos alimentares e outros, os maiores eram planejados e construídos como grandes centros para cerimoniais, ate mesmo com sepultamentos associados. Deve ser lembrado que parte dos Sambaquis são formados por diversas camadas arqueológicas, originadas por ocupações de culturas muitas vezes distintas,por se tratarem de povos caçadores coletores, estavam em constante migração para encontrar os meios de sobrevivencia.
Os sambaquis também foram importantes para o desenvolvimento da região “ desses sambaquis ou ostreiras é que foi retirada a matéria prima com a qual se fazia a cal para as edificações das vilas litorâneas”.( Wachowicz,1967).
Um dos mais conhecidos é o Sambaqui do Guaraguaçu, que se caracteriza como um atrativo para o ecoturismo na região. A Estrada Ecológica do Guaraguaçu leva a comunidade indígena Guarani M’bya, e ao Sitio Arqueológico do Sambaqui, e também ao forno de Caieiras. Para visitar entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento- Turismo 41-3975-3102 desenvolvimento@pontaldoparana.pr.gov.br
Os Sambaquis também estão representados em um perfil estratigráfico que pertence ao acervo do Museu  Paranaense, neste perfil é demonstrado como os Sambaquis são compostos por camadas formadas em decorrer do anos, e muito utilizado na educação básica, para o aprendizado sobre a história do Paraná.


Foto: Secretaria do Estado da Cultura, foto inscrição Livro Tombo.


Referências:
www.museuparanaense.pr.gov.br -  texto Setor de Arqueologia consulta 16/01/2014 10:43


WACHOWICZ, R. C, História do Paraná. Curitiba/PR: Ed. dos Professores, 1967.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antonina

Guaraqueçaba