Um pouco de história de Pontal do Sul.....

Os primeiros moradores da faixa litorânea paranaense foram os castelhanos e portugueses, que a partir o século XVII chegaram juntos com os primeiros caçadores de ouro.(FERREIRA,1999).
Concluso sobre a ocupação do litoral paranaense, Westphalen (1998),“Paranaguá efetiva sua presença na cartografia a partir do século XVII quando se tornam mais freqüentes as referencias ao litoral do Paraná.”
De acordo com Fernandes (1947), os caminhos que ligavam Paranaguá a Guaratuba, eram feitos primeiramente apenas por mar, mas as condições climáticas freqüentemente impediam a realização das viagens. Natural que posteriormente se procurasse uma ligação terrestre,
atendendo ás dificuldades de navegar. Dada a possibilidade de comunicação pela Praia de Leste, passou o transporte ser por uma via mixta. Vinham embarcados em canoas de Paranaguá até Pontal do Sul, viagem que era feita pelo canal situado entre terra firme e as ilhas da Cotinga, Rasa e do Mel, e cuja duração era de três horas com tempo favorável. Desembarcados no Pontal, iniciavam a viagem em carroças, pela Praia de Leste, até atingir o local conhecido como Porto de Caiobá. A parte final do trajeto era também feita por mar,
porém como ficava circunscrita á travessia da enseada que precede a baía de Guaratuba estava mais ao abrigo das intempéries e conseqüentemente condições do oceano. (FERNANDES, 19947, p.21)
Ainda conforme Fernandes (1947), a “intensificação do deslocamento humano através dessa estrada natural”, foi um dos propulsores para a formação de núcleos povoados, como os de Pontal do Sul, Matinhos e Caiobá. Em Pontal e Caiobá, pontos extremos da rota terrestre, tornou-se logo indispensável a existência de casas de pescadores dispondo de boas canoas para o transporte dos viajantes e das mercadorias.Encontravam-se aí, nessa época, grandes canoas que podiam transportar até mil kilos.Em Caiobá há noticia de uma hospedaria, que outrora aí existiu, e donde partiam as diligências, simples carroças cobertas, tiradas a principio por bois e depois por cavalos.(FERNANDES,1947, pag. 21,22)
Antes de ser chamado de balneário de Pontal do Sul, quando se inicia a colonização do litoral do estado até o final do século XVIII, o balneário era chamado de Barra do Sul, onde era produzia uma parte da farinha do litoral do estado, de acordo com Leandro (2007):

Essa pequena civilização da mandioca tinha a seu favor a facilidade
dos lavradores em desenvolver a cultura levando-se em conta o tipo
de solo litorâneo, chamado pelo cronista Vieira dos Santos de
“areento”. A mandioca encontrava-se em todos os cantos da das
Baías de Paranaguá e Guaratuba mas, segundo ele, as plantações
que prosperavam “otimamente” ficavam em terras “situadas desde o
rumo de Leste a Sul; ou desde as Ilhas do Mel, Raza e Cotinga em
toda a costeira desde a Barra do Sul e Rios Gurgassu, Correias,
Macieis, Almeidas, Taguaré, até o Emboguassu, e inclusivamente até
o Rio das Pedras.(LEANDRO,2007, p. 03)

Nos inventários rurais da comarca de Paranaguá que foram levantados pelo mesmo autor, mostram que no ano de 1878 em Barra do Sul existia uma fábrica de farinha com forno e tacho de cobre e “dois escravos de sua a propriedade”, já no ano de 1884 a mesma fábrica não operava com mão de obra escrava. (LEANDRO,2007)
Em documento da Cooperativa de Pescadores de Barra do Sul datado de 1946, mostra que a economia do balneário já estava consolidada, pois já existiam mecanismos para organizar a atividade pesqueira e o que antes era uma colônia passa por uma evolução, e em 1951 é criado o loteamento Cidade Balneária Pontal do Sul (POLINARI, 1999).
As evoluções políticas e econômicas ocorridas durante os anos proporcionaram ao balneário de Pontal do Sul expandir-se, proporcionando a comunidade local subsídios para se desenvolver.
Para entender a história do balneário de Pontal do Sul faz-se necessário remontar também as origens do município de Pontal do Paraná, que de acordo com Ferreira (2006):

As raízes históricas do atual município de Pontal do Paraná estão
ligadas às primeiras movimentações, ainda no século XVII, com fins
de colonização do território que hoje compõem o Estado do Paraná.
A proximidade com Paranaguá via terrestre e marítima, permitiu que
os fatos políticos e administrativos do primeiro município paranaense
influenciasse na vida da localidade. Por muitos anos a localidade foi
conhecida como Pontal do Sul. A denominação Pontal é de origem
geográfica, em função da localização da cidade, em uma ponta de
terra que avança para o mar. Numa esquina. O termo “Paraná”
designa a unidade da federação em que esta localizado o
município.Pontal do Paraná foi elevado á categoria através da Lei
Estadual n° 11.252, de 20 de dezembro de 1995, na s ede do antigo
distrito de Ponta, com território desmembrado do município de
Paranaguá. A instalação deu-se em 1° de janeiro de 1997.
(FERREIRA, 2006, p. 398)

O município a cada dia evolui e uma das conquistas além da emancipação, foi a de se tornar em 2010 o 5° município livre do analfabetismo no estado do Paraná. Ações foram realizadas juntamente com a Secretaria de Educação do Paraná, que implantou no município o programa Paraná Alfabetizado que teve inicio em 2007, conforme o Plano de Governo 2007 - 2011.


Fonte: C. Campestrini, Diagnóstico do turismo no balneário de Pontal do Sul,Paraná, no ano de 2010. Monografia apresentada para obtenção do título de bacharel em Turismo,Universidade Positivo,2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antonina

Guaraqueçaba