A valorização cultural da pesca artesanal

Todos os dias podemos observar a diluição da cultura da pesca artesanal,a modernidade que cada vez mais esta no dia a dia das famílias faz com que as tradições sejam substituídas.
Equívocos sobre a utilização dos recursos naturais e a pesca artesanal profissional acontecem em todo litoral, o pescador artesanal deve ser valorizado e não sub julgado pelos modos de pesca que utiliza. Muitas ações de educação ambiental principalmente para crianças mostra apenas o lado degradante da pesca e não mostram as questões culturais que estão envolvidas.Precisamos resgatar a valorização da pesca para que o desenvolvimento sustentável possa ganhar espaço e do mesmo modo em que o homem retira ele poderá com o tempo devolver em forma de preservação.
A forma com que ocorre a organização social da pesca artesanal, vista através dos seus processos de interação produz um sujeito social, o pescador, nesse sentido dotado de conhecimento tradicional que viabiliza não só sua atividade de sobrevivência, mas também sua reprodução sócio-cultural em bases comunitárias.
Novas ações de educação ambiental devem ser proposta com o intuito do resgate da valorização da pesca artesanal.
A pesca artesanal e as comunidades Caiçaras

A principio o estado do Paraná era habitado ao sul pelos índios Carijós e ao norte pelos Tupiniquins que encontravam nas baías abundância de alimentos. Ainda sobre a ocupação do litoral do estado:
“Quando os primeiros colonos vindos de Cananéia ás Bahías de Paranaguáentre os annos de 1550 a 1560,acharão os contôrnos destas Bahias e em suas ilhas,todas povoadas de imensas hôrdas dos Índios Carijós, os quaes seguramente excederia o total de suas populações de 6 a 8 mil habitantes...Em todas as ilhas que matizão aquellas Bahias nellas prinicpalmente he que encontrarão grandes avultados montes de Ostreiras, onde os índios atrahidos pela abundancia de pescaria de peixe, e destes mariscos testaceos preferirão suas ordinarias habitações, as costeiras do continente e por isso, a maior parte dellas bem povoadas.” ( Santos 1851).
Como demonstrado por Santos, até mesmo os primeiros habitantes já utilizam dos recursos naturais para a sobrevivência, a formação das comunidades pesqueiras se estendeu em todo o litoral do país entre os séculos XVIII e XX. Essas comunidades litorâneas possuem modos de vida e aspectos culturais específicos daquela região fazendo com que cada comunidade caiçara tenha seu próprio legado cultural.  Este e o caso das comunidades dos estados de São Paulo,Rio de Janeiro e Paraná,que desta forma desenvolveram uma cultura particular que os diferencia das comunidades tradicionais do interior dos destes estados.

São vários os tipos de pesca artesanal profissional,no litoral do Paraná, mais precisamente no município de Pontal do Paraná, podemos observar a pesca de arrasto de camarão,a pesca de lanço nas prais e a pesca embarcada nessa categoria são utilizadas tipos de redes diferentes de acordo com o pescado.
Assim demonstramos a importância histórica e cultural da pesca artesanal, e por que é tão importante a valorização para que esse legado nunca se acabe.



Texto
Camila Campestrini
Turismóloga especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.
facebook.com/viagemmergulho
mergulhoparana.blogspot.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antonina

Turismo de Base Comunitária