Fortaleza Nossa Senhora do Prazeres e a Batalha do Cormorant.
Único exemplar de arquitetura militar do seculo XVIII no Paraná, foi construída entre 1767 e 1770, localizada na porção norte da Ilha do Mel, na entrada da baia de Paranaguá está no sope do Morro da Baleia.Foi construída com recursos oficias da Junta da Fazenda e com contribuição financeira e de mão de obra dos moradores da Vila de Paranaguá.
Armada com 12 de artilharia e recebeu um pequeno destacamento militar, no seculo XX uma nova bateria com mais 4 canhões na parte superior do morro. Seu mais conhecido acontecimento ficou conhecido como o "Incidente Cormarant". Em 1850 canhões foram disparados contra o navio de guerra da frota inglesa.Autorizado pelo governo inglês a abordar embarcações suspeitas,o Cormarant perseguiu a apreendeu três navios brasileiros na Baía de Paranaguá. Os ingleses não confirmaram a suspeita pois a carga havia desaparecido. Este fato encorajou alguns moradores da Ilha que com alguns militares, tomaram a fortaleza e dispararam contra o navio inglês. No final a Inglaterra exigiu reparações e depois disso encerrou se a questão.
A Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres foi tombada como patrimônio histórico nacional em 1938,em 1954 foi desativada e está sob os cuidados do IPNHAN.
Texto Camilla Campestrini
Turismóloga especialista em gestão ambiental e desenvolvimento sustentável.
Comentários
Postar um comentário