EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TURISMO SUSTENTÁVEL NO LITORAL DO PARANÁ – COMO OS DOIS CONCEITOS CONTRIBUEM PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

Praia do Pontal II - Pontal do Paraná

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TURISMO SUSTENTÁVEL NO LITORAL DO PARANÁ – COMO OS DOIS CONCEITOS CONTRIBUEM PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

 

Autor: Camila Campestrini[1]

Orientador: Rafael Lopes Ferreira[2]

 

RESUMO

O presente artigo tem como seu principal objeto de estudo as atividades de educação ambiental que são desenvolvidas no município de Pontal do Paraná, litoral do estado do Paraná. Serão analisadas atividades de educação ambiental propostas para a comunidade escolar e para o publico em geral onde estão inseridos os turistas veranistas e a comunidade local que utiliza da pesca artesanal como fonte de renda.A principal fonte de estudo será as atividades propostas pelo Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha, o REBIMAR. No texto será apresentado os resultados fornecidos em forma de relatorio pelas organizações que atuam nesta área. Será feita uma  analise sobre os resultados de acordo com as informações obtidas no momento da pesquisa. Serão abordadas questões sobre o turismo na região,e a efetividade das ações de educação ambiental aplicada aos turistas. A proposta de novas unidades de conservação também será contemplada no estudo. Serão abordadas questões sobre o desenvolvimento do ecoturismo como uma forma de educação ambiental.

 

 

Palavras Chave: Educação Ambiental.Turismo Sustentável. Ecoturismo. Comunidade local.

 

1-    Introdução

 

             Nos dias atuais, cada vez mais estamos preocupados com a reversão do quadro da deteriorização ambiental, as pessoas estão se envolvendo nas questões ambientais da comunidade onde vivem , por esse motivo o desenvolvimento sustentável se encontra em alta em todos os níveis da sociedade. A educação ambiental em escolas ou até mesmo de forma informal, estará cada vez mais presente na vida das pessoas, principalmente nas comunidades que possuem grande potencial natural, como o município alvo do diagnóstico.

                        Neste projeto serão contempladas as ações de educação ambiental que estão sendo desenvolvidas junto a comunidade de Pontal do Paraná de 2012 a 2013,será apresentado principalmente ações de Organizações não Governamentais que atuam na região, e ações do poder publico como a Secretaria de Recursos Naturais do município.

Os problemas ambientais de hoje estão ligados principalmente com as relações de consumo, pois a cada dia as pessoas tem mais poder para consumir todos os tipos de produto e serviços que geram poluição de varias formas, seja no ar, na água, no solo ou até mesmo danos para a  fauna e flora do mundo todo, pois a poluição feita em um país, muito provavelmente, irá afetar países vizinhos ou não, como exemplo a emissão de gases causadores do Efeito Estufa que incomodam o mundo todo.

Questões que ocorreram no momento da pesquisa, como a votação  no plenário nacional do projeto de lei que institui o Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais, também serão contemplados, já que irá impactar de forma negativa ou positiva para a comunidade local.

O texto esta organizado de um modo que o leitor tenha informações para compreensão dos resultados obtidos com o tópico denominado Compreendendo as atividades envolvidas, nele está apresentado o histórico do turismo no Brasil e no mundo fundamental para entendimento da atividade, também será abordado as definições do turismo sustentável, após a abordagem da atividade turística a história e definições de educação ambiental também estão no texto. Após o tópico para entendimento das ações envolvidas no estudo a metodologia define a forma  que o estudo será desenvolvido,  e na conclusão os resultados obtidos durante a pesquisa.

Assim pretendesse mostras ao leitor que a atividade turística junto com as atividades de educação ambiental poderão  cada vez mais colaborar com a presrvação dos recursos naturais, e o ecoturismo e turismo sustentável podem ser desenvolvidos nesta região com grande potencial natural.

 

2-  Compreendendo as atividades envolvidas.

 

2.1 - Histórico do Turismo no Brasil e no Mundo

 

Ignarra, (2001) comenta que o turismo começou a ser desenvolvido quando o homem sentiu a necessidade de fazer comércio com outros povos.

“A prática das viagens sempre foi muito comum na evolução humana, seja definitivamente, com objetivo de migração, ou temporariamente, para posterior retorno” (BELTRÃO, 2001).

         No século XV, com o advento das grandes navegações, que se constituíam em viagens para a descoberta e colonização de outras regiões, que foram precursoras dos cruzeiros marítimos, segundo Beltrão:

No século XV por meio das grandes navegações portuguesas e espanholas surgiram as viagens transoceânicas para descoberta de um novo mundo, prática que acabaria influenciando muitos dos abnegados desbravadores. Apesar da ineficiência dos meios de comunicação, a não ser a escrita de forma simples e sem muita popularidade, a única forma de conhecer outras culturas e outras línguas era por meio de viagens. Esse tipo de turismo, muito diferente da atividade turística atual, teve sua transformação com a chamada revolução industrial, que facilitou a atual prática das relações de produtividade, no século XVIII (BELTRÃO, 2001, pag., 23).

 

Com o advento do Grand Tour, onde recomendava-se a “jovens da nobreza e da classe média inglesa viajar pelo continente a fim de contemplar seus conhecimentos e ganhar experiência pessoal” (PIRES, 2002), marcou o pioneirismo das viagens de lazer e cultura de turismo, no século XVIII, quando os chamados grand tourists começam a sair de seus países na Europa, em busca de novas experiências, conhecimento e cultura, (SALGUEIRO, 2002).

Em meados desse século que Thomas Cook, considerado o pai do turismo moderno, organiza a primeira excursão de trem, tendo a primeira experiência como agente de viagens.

Ainda sobre Thomas Cook, Pires (2001) complementa a importância de Thomas Cook para o turismo:

[...] torna-se necessário ressaltar 1841, ano memorável para o turismo, pois nele surgiu o que seria o embrião da primeira agência de viagens. Seu fundador foi Thomas Cook, considerado por Fuster o pai do turismo moderno. Este inglês, ao que parece, começou suas atividades de uma forma curiosa. Missionário e agente de uma Associação Batista, para assegurar o êxito de um congresso antialcoólico em Leicester, arrendou um trem para transportar 570 pessoas em uma viagem de 22 milhas em Leicester e Loughborouh. Embora não pretendesse nenhum beneficio financeiro com esta primeira experiência de viagem coletiva organizada (PIRES, 2001, p. 17.)

 

Após a Revolução Industrial na Europa se inicia o turismo moderno onde “surge a era das ferrovias que abria porta para os grandes comboios das viagens” (BELTRÃO, 2001).

 No Brasil o turismo ganha força também com a Revolução Industrial, onde se pode identificar de acordo com Pires (2001), “grandes transformações socioeconômicas, tecnológicas e culturais que se iniciaram no final do século XVIII”. Essas transformações deram grande impulso para o turismo mundial e também, na evolução dos transportes, tem-se o crescimento das cidades com a economia urbana em expansão e a relativa paz, bases para o turismo moderno. Ainda de acordo com Pires (2001), essas mudanças coincidem com a vinda da Corte e da Abertura dos Portos para comércio com outros países da Europa. Pelo Brasil foram realizadas várias expedições que serviam para desbravar o país e encontrar riquezas como ouro e pedras preciosas. De acordo com o Tratado de Tordesilhas, que dividia as novas terras entre Portugal e Espanha, onde o estado do Paraná se dividia em litoral de domínio Português e os planaltos de domínio Espanhol. (WARCHOWICZ, 1967).

As viagens para o litoral para banhos se tornam freqüentes em meados do século XIX, quando se disseminava pelo mundo as propriedades medicinais de banhos salgados (PIRES, 2001).  Também no século XIX houve a disseminação do transporte movido a vapor. Foi fundada então em 1852 a Companhia de Navegação a Vapor do Amazonas (IGNARRA, 2001).

Com relação aos transportes, no Paraná começam a organizar as vias de acesso para o litoral, no ano de 1871 quando o decreto imperial concede a construção da Estrada de Ferro Dona Izabel entre Curitiba e Antonina. A estrada na sua construção se entende ate a cidade de Paranaguá sendo denominada Estrada de Ferro Curitiba/Paranaguá que é finalizada no ano de 1885.

Outra evolução importante para as vias de acesso ao litoral do Paraná foi a ampliação do caminho da Graciosa, em 1873 a estrada foi ampliada e revitalizada e inaugurada em 1875 com a presença da Princesa Izabel.(TRIGO, 2000).

Ao longo dos anos seguintes ocorreram diversas transformações em relação ao turismo no Brasil. Uma das transformações significantes foi em relação ao transporte aéreo do país que em 1927 a empresa aérea Lufthansa cria no Brasil a Condor Syndicat, que algum tempo depois dá origem a Varig, empresa pioneira no transporte aéreo brasileiro (IGNARRA, 2001).

Apenas em 1968 o governo brasileiro instituiu os primeiros instrumentos para organizar, fiscalizar e promover a atividade turística do país. Foram três: Conselho Nacional de Turismo (CNTUR), Fundo Geral de Turismo (FUNGETUR) e por fim o Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR) (IGNARRA, 2001).

Na atualidade, seguem se desenvolvendo novos produtos como destinos e serviços diferenciados, novos segmentos e o turismo esta se estendendo a novas regiões onde começa a se consolidar, se tornado atividade econômica em muitas regiões com potencial turístico (OMT, 2001).

 

2.2- Turismo Sustentável

 

Cada vez mais turistas estão procurando destinos bem planejados que não degradem o meio ambiente, e estejam envolvidos com a preservação dos recursos naturais, culturais e históricos da localidade. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT) o turismo sustentável também significa que a prática do turismo não acarrete sérios problemas ambientais ou socioculturais, ou que a qualidade ambiental da área seja preservada ou melhorada, e que o turista tenha um alto nível de satisfação ao visitar a localidade. (OMT, 2003).

A definição de turismo sustentável de acordo com a OMT é:

“o desenvolvimento do turismo sustentável atende as necessidades dos turistas de hoje e das regiões receptoras, ao mesmo tempo em que protege e amplia as oportunidades para o futuro.È visto como um condutor de gerenciamento de todos os recursos, de tal forma que as necessidades econômicas, sociais e estéticas possam ser satisfeitas sem desprezar a manunteção da integridade cultural, dos processos ecológicos essenciais, da diversidade biológica e dos sistemas que garantem a vida. “ ( OMT, Guia do desenvolvimento do turismo sustentável, 2003, pg. 24)

 

O turismo depende quase integralmente do desenvolvimento sustentável, para que os aspectos naturais e socioculturais das localidades turísticas posam ser preservado para que haja atrativos. Também ajuda a população local para que possuam maior consciência sobre o patrimônio e apoiam  sua preservação.

Sustentabilidade de acordo com o Ministério do Turismo é entendida como:

“A sustentabilidade pode ser entendida como o princípio estruturador de um processo de desenvolvimento centrado na equidade social, eficiência econômica, diversidade cultural, proteção e conservação do meio ambiente.Portanto, tem possibilidade de tornar-se um fator motivador e mobilizador das instituições, regulando padrões de comportamento e valores dominantes” (Ministério do Turismo, Ética, Meio Ambiente e cidadania para o Turismo, 2007, pg. 16 ).

 

A sustentabilidade de acordo com Tomazzoni,2006 “abrange a preservação do meio ambiente, considerando o ser humano como elemento central”, significa a produção de bens e serviços que utilizam recursos ambientais como matéria prima sem esgota - las, garantindo as gerações futuras também a sua utilização.

De acordo com as autoras Ramalho, Silva e Rabinovic o turismo sustentável ganha espaço a partir da Rio- 92

Assim, a partir da intensificação das discussões sobre o futuro do planeta, especialmente com a Conferência da Nações Unidas para o Meio Ambiente, evento conhecido como a Rio-92, a sustentabilidade passo a ser integrada as discussões sobre como os governos deveriam tratar o assunto da conservação ambiental e cultural. Também se debate desde então, como as empresas poderiam contribuir para a implantação desse novo conceito.Alguns critérios de conservação ambiental e cultural de avaliação para determinadas certificações foram agregados, de modo a tornar a empresa mais competitiva.Foram criados sistemas internacionais de certificação da qualidade para empresas que se comprometem a cuidar do meio ambiente, e para diversos outros atores sociais e políticos realmente interessados nessas questões, tais como as organizações não governamentais (ONGs).(Neyman,Rabinovic,2010, pg.26)

 

 

Conforme visto anteriormente, as discussões tiveram inicio na Rio - 92, onde a Agenda 21 foi elaborada  por diversos setores da economia que adotaram como forma de desenvolvimento econômico  a preservação do meio ambiente garantindo o seu aproveitamento pelas gerações futuras.

A Agenda 21 pode ser global ou regionalizada de acordo com cada país ou região, é elaborada de acordo com as características do local onde vai ser implantada. A Agenda 21 Brasileira possui seis eixos temáticos:

1-Gestão de recursos naturais

2-Agricultura sustentável

3-Cidades sustentáveis

4-Infra-estrutura e Integração regional

5- Redução das desigualdades sociais

6- Ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável

Todos esses eixos tem como o principal objetivo organizar as ações de acordo com cada área de desenvolvimento do país.

Com a ferramenta Agenda 21 o turismo sustentável pode ser cada vez mais atrativo para localidades que possuem recursos naturais como atrativos, pois pode ser implantada para uma melhor gestão da atividade.

 

2.3- Historia da Educação Ambiental no Brasil

 

A Educação Ambiental no Brasil teve inicio em 1973 conforme publicação do Ministério da Educação, Salto para o Futuro, Educação Ambiental no Brasil:

 

No Brasil, a Educação Ambiental aparece na legislação em 1973 enquanto atribuição da primeira Secretaria Especial do Meio Ambiente (Sema) ligada à Presidência da República. Esta secretaria foi criada em atendimento às recomendações da Conferência de Estocolmo (1972), um dos marcos iniciais do debate ambiental em nível internacional. Mas é principalmente nas décadas de 80 e 90, com o avanço da consciência ambiental, que a EA se expande no Brasil e se torna objeto de um conjunto significativo de políticas públicas e da agenda de movimentos sociais. (Educação Ambiental no Brasil,Ministério da Educação,2008,pg.13)

 

Durante as décadas de 70 e 90 a ONU (Organização das Nações Unidas) promoveu conferência sobre o assunto como a  I Conferência sobre Educação Ambiental de Tbilisi (antiga URSS), 20 anos mais tarde a II Conferência sobre o assunto em Tessalônica na Grécia, após estas conferências vários países no mundo passaram a adotar Educação Ambiental nas suas politicas publicas nacionais.

No Brasil a Educação Ambiental teve seu estopim a partir da RIO-92  quando foi criada a Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), que elaborou o documento de referência  que é utilizado até os dias atuais. As principais políticas públicas sobre o assunto no Brasil são de acordo com Carvalho (2006):

1984 - Criação do Programa Nacional de Educação Ambiental (Pronea)

1988- Inclusão da Educação Ambiental como direito de todos e dever do Estado no capítulo de meio ambiente da Constituição.

1992- Criação dos Núcleos de Educação Ambiental pelo Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis  (IBAMA) e dos Centros de Educação Ambiental pelo Ministério da Educação (MEC).

1994- Criação do programa Nacional de Educação Ambiental (Pronea) pelo MEC e pelo Ministério de Meio Ambiente (MMA).

1997- Elaboração dos Parâmetros Curriculares pela Secretaria de Ensino Fundamental do MEC, onde “meio ambiente” é incluído como um dos temas transversais.

1999- Aprovação da Politica nacional de EA pela Lei n. 9.795.

2001- Implementação do Programa Parâmetros em Ação: meio ambiente na escola, pelo MEC.

2002- Regulamentação da Politica Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795) pelo Decreto n. 4.281.

2003- Criação do órgão Gestor da Politica Nacional de Educação Ambiental reunindo MEC e MMA.

Assim a Educação Ambiental no Brasil esta se desenvolvendo para que as gerações futuras possam ter mais proximidade com as questões que envolvem o meio ambiente e a sustentabilidade de forma que, cada vez mais os movimentos ambientalista estão presentes na comunidade com a intenção de a cada dia diminuir a degradação do meio ambiente.

Este tipo de educação deverá ser mais explorado principalmente em municípios que possuem recursos naturais, principalmente se estes recursos forem utilizados como atrativos turísticos como é o caso do litoral todo do Brasil.

 

2.4- Definição de Educação ambiental

 

Podemos considerar que o ambiente é parte de nós e nós somos parte do ambiente, em um processo de construção mutua entre o sujeito e o contexto em que está inserido.

A educação ambiental deve dialogar com o ambiente do qual emerge, levando em consideração as demandas socioambientais e as características que cada cultura possui,abrindo caminho a uma educação que se torne dinâmica, transformadora e culturalmente relevante.(Luzzi, 2012)

Lei 9.795 de 27 de abril de 1999, esta institui a Política Nacional de Educação Ambiental, abordando especificamente questões importantes sobre a Educação Ambiental. Segundo o art. 1º, entende-se por Educação Ambiental:

os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais,conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

 

Em complemento, o art. 2° diz que: “a educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”.

A educação ambiental não serve apenas para propor mudanças no meio ambiente, ela também serve para propor mudanças na sociedade como um todo levando em consideração as diferenças sociais de cada região onde será aplicada.

Devemos tratar a Educação Ambiental como ferramenta para moldar a sociedade de forma ética e responsável, mostrando aos seres humanos a importância da cidadania que cada um exerce em sua comunidade e as mudanças socioambientais que serão oferecidas, por isso deve estar nas ruas, nas escolas e todos os lugares comuns a todos da comunidade.

 

3 - Metodologia:

           

            De acordo com Dencker (1998), o método cientifico significa “um conjunto de

regras ou critérios que servem de referência no processo de busca da explicação ou

da elaboração de previsões em relação a questões ou problemas específicos.

            O principal objeto de estudo serão as atividades de educação ambiental realizadas nas escolas e na comunidade como um todo e também o turismo sustentável como fonte de preservação ambiental.

A pesquisa apresentada será realizada de forma qualitativa onde “a observação dos fenômenos sociais,feita de maneira intensiva, a qual implica a participação do pesquisador no universo de ocorrência desses fenômenos”.(Dencker, 1998)

Ainda sobre as pesquisas qualitativas,compreende em pesquisas exploratórias que “é caraterizada por possuir um planejamento flexível e envolve levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas experientes e análise de exemplos similares”.

Para a realizaçao da pesquisa bibliográfica foram utilizadas fontes primárias que são constituídas por material mais recente e original que possa ser encontrado em em revistas,informes, atas,produções acadêmicas e livros.

Pretendesse fazer entrevistas com pessoas envolvidas nas instituições de educação infantil municipal, Secretária de Recursos Naturais, Secretaria de Educação e ONGS envolvidas em projetos de Educação Ambiental. As entrevistas nas pesquisas qualitativas de acordo com Dencker (1998), “podem ser a principal técnica empregada ou estar inclusa no processo de observação.Em geral nas pesquisas qualitativas as entrevistas são pouco estruturada, assemelheando-se a uma conversa”.

Os resultados das entrevista serão apresentados em forma de texto na conclusão do trabalho.

 

4- Conclusão

 

As principais atividades de educação ambiental que foram analisadas foram  realizadas pelo Programa REBIMAR - Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha, que foi elaborado e é executado pela Associação MarBrasil.

A Associação Mar Brasil é uma organização não governamental composta por profissionais de diversas áreas do conhecimento, fundada em 2004  sua principal missão é contribuir para a preservação,conservação,recuperação,e manejo sustentável em toda a região costeira, buscando a substituição de práticas degradantes por práticas que sejam sustentáveis. Um dos objetivos proposto pela Associação é de “promover ações de interpretação e educação ambiental, formal e/ou informal, e estimular a criação de associações de defesa e estudos sócio-ambientais. “

Esta recuperação do ambiente marinho, é feita com o lançamento de recifes artificiais, que inicialmente já foram  testados pela Universidade Federal do Paraná em 1997 com o lançamento de alguns recifes em teste, e o afundamento de duas balsas.

            Desde a sua criação o programa REBIMAR  tem como um dos seu principais objetivos beneficiar a pesca artesanal e as comunidades costeiras que dependem da atividade. Por esta razão, o processo de construção foi planejado visando criar condições para a participação efetiva dos pescadores no processo de definição dos locais de assentamento dos recifes articiais.

            O programa de educação ambiental proposto no REBIMAR visitou no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2012  escolas nos municípios de Pontal do Paraná, Matinhos, Paranaguá, Antonina e Curitiba,atingindo o total de 237 professores e 5.254 estudantes. Para os professores foi oferecido um Curso de Formação Continuada em Biodiversidade  que atingiu todos os municípios do litoral, além de 7 palestras em universidades,faculdades e centros de ensino.

Durante a temporada de verão as atividades foram estendidas aos turistas que visitam o litoral, o publico teve acesso a informações sobre os princípios ecológicos  de funcionamento dos recifes artificias e foram divulgados os locais onde os recifes estão sendo implantados. O Programa REBIMAR também participou de eventos como o “Viva a Mata” no Parque do Ibirapuera São Paulo, e o II Festival de Turismo do Litoral do Paraná. Nas frentes de trabalho focadas aos turistas e veranistas foram atingidas 3.155 pessoas.

As atividades de educação ambiental foram concentradas em 4 diferentes públicos, os pescadores artesanais diretamente envolvidos, a comunidade escolar, os turistas e veranistas das áreas diretamente atingidas e a comunidade local em geral. Para cada publico houve uma abordagem diferente sempre levando as informações técnicas de uma forma popular para o entendimento e para que as palestras fossem mais interessantes para os ouvintes.

O componente de educação ambiental do programa, nas visitas a escolas levou a exposição biológica montada pelos pesquisadores da Associação MarBrasil, onde estão expostas algumas especies que são retiradas do mar pela pesca de arrasto, estas espécies são denominadas fauna acompanhante pois não são o alvo principal da pesca apenas estão no mesmo ambiente, estas são descartas muitas vezes  sem vida.

As ações de educação ambiental feitas pelo programa REBIMAR foram as principais realizadas desde o inicio do programa em 2010, e provavelmente terão continuidade.

Outas atividades de educação ambiental também são propostas pela Secretaria de Recursos Naturais, todos os anos é realizada a Semana do Meio Ambiente, este ano será realizada entre 03 a 07 de junho de 2013 na  Secretaria de Recursos naturais do município que fica localizada na sede do Parque Municipal do Rio Perequê. A Semana do Meio Ambiente tem como principal objetivo levar a comunidade os problemas ambientais do município, e apresentar ações para a minimização do problemas. A Semana do Meio Ambiente de 2013 além de propor atividades diferenciadas as escolas este ano promoverá um concurso de fotografia,caminhadas ecológicas e aulas na sede do Parque Municipal do Rio Perequê.

Em entrevista realizada com o ex Secretario de Recursos Naturais Ricardo Aguiar,  notasse se que a prefeitura se esforça para dar prioridade para esta secretaria que pode ser considerada uma das mais importantes já que o município depende dos recursos naturais para gerar renda,conforme informado a principal fonte de renda da Secretaria vem da Prefeitura e das “sobras” de outras secretarias, este ano chegará em torno de R$ 350.000,00. Antes do final do estudo outro secretário assumiu o cargo. Essa troca tão rapidamente mostra que, politica sempre estará a frente dos problemas ambientais e sociais que a comunidade enfrenta.

Em relação a atividade turística que existe no município principalmente na temporada de verão e as ações de educação ambiental poderão ter continuidade já que cada vez mais o litoral do estado ganha destaque na preservação do meio ambiente e novos atrativos são criados.

Foi apresentado no ano de 2002 no congresso nacional pelo então deputado estadual Luciano Pizzato proposta de lei para criação do Parque Nacional das Ilhas dos Currais, com a justificativa que o local é um dos principais berçário para aves ,e  propicio para atividades de mergulho, o deputado estadual Álvaro Dias solicitou a votação da proposta que foi aprovada em 21 de maio de 2013, a proposta foi enviada para sanção do presidente Dilma Rouseff.

A criação do Parque Nacional poderá atrair cada vez mais turistas com interesse na fauna que as 3 ilhas do arquipélago abrigam. De acordo com a segmentação do turismo, este tipo de atrativo natural se encaixa no segmento do ecoturismo, onde o visitante procura aprender algo com o lugar visitado e necessita de locais pouco alterados pelo homem. Considerando o nível de preservação ambiental que o local possui facilmente atividade de ecoturismo poderão ser implantadas por operadoras regionais.

Este tipo de projeto incondicionalmente deve ter a participação de todos os atores envolvidos,principalmente a comunidade que utiliza do local, pois como ja observado em outros casos de criação de Unidades de Conservação a falta de apoio tanto da comunidade quanto do poder publico poderá levar ao insucesso da implantação.

Atualmente a Associação MarBrasil com o programa Ciência e Mergulho oferece atividades que se caracterizam neste segmento de ecoturismo. São oferecidos pela Associação cursos como mergulho avançado, resgate, primeiros socorros,ciência do mergulho,Dive Master e assistente de instrutor. Para que estas atividades possam ser realizados de forma segura a Associação é filiada a SSI (Scuba Schools International ) que conta com um dos melhores programas para a formação de mergulhadores, a SSI é uma agência  mundial de certificação de mergulhadores.

Um dos programas oferecidos é Open Water Dive que leva seus alunos até o Arquipélago de Currais para a pratica do mergulho, com duração de duas semanas dividido em  teoria 12 horas, prática em piscina 12 horas e prática no mar 12 horas.Podemos considerar que este programa da Associação MarBrasil é o pioneiro em questão de ecoturismo, unindo a preservação do meio ambiente com educação para os visitante, sendo a primeira operadora do destino, além de promover o Projeto Currais que realiza estudos sobre a fauna marinha bem como as formas de utilização do local, principalmente a pesca artesanal, esses estudos ajudarão na formatação do Plano de Manejo do  Parque Nacional

Após feita as referidas análise, a conclusão que se chega é que um dos principais indicadores de efetividade das ações de educação ambiental poderá ser o interesse de cada vez mais turistas que estão a procura de ecoturismo e a sustentabilidade das comunidades receptoras. As operadoras que utilizarão destes recursos naturais deverão a cada dia procurar a excelência no serviço,e focado sempre na questão da educação ambiental como fonte de trasnformação para a preservação dos recursos naturais.

Assim o presente estudou buscou apresentar as principais atividades de educação ambiental que estão sendo realizadas no município de Pontal do Paraná, e como essas atividades e o turismo de forma sustentável e organizada poderá ajudar a prservação do meio ambiente, principalmente neste momento da criação do Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais.

           

 

 

4- Referências:

 

 

BELTRAO, O. Turismo: a indústria do século XXI, Osasco/SP: Novo século, 2001.

 

Carvalho, Isabel Cristina Moura, Educação Ambiental : a formação do sujeito ecológico.  São Paulo, Cortez, 2º ed. 2006.

 

DENCKER, A. F. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo, 2° edição. São

Paulo/SP: Futura, 1998.

 

DIAS, R. AGUIAR, M. R. Fundamentos do Turismo:conceitos normas e

definições. Campinas: Alínea, 2002.

 

IGNARRA, L. R. Fundamentos do Turismo, 2° Ed. São Paulo/SP: Pioneira

Thomsom Learning, 2001.

 

Lei 9.795/99. Política Nacional de Educação Ambiental. Disponível em:<

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm> Consulta em 25/01/2013.

 

Luzzi, Daniel. Educação e meio ambiente: uma relação intrísica. Barueri/SP:Manole, 2012.

 

MARBRASIL, Associação Relatórios do Componente de Educação Ambiental - Programa REBIMAR 2012. Pontal do Paraná/ PR

 

Ministério da Educação, Salto para o Futuro, Educação Ambiental no Brasil, ano XVIII boletim 01 março 2008,

 

Associação Mar Brasil, http://marbrasil.org/home/detalhes/3127/Missao---Objetivos Consulta em 23/04/2013

 

Neiman, Zysman. Rabinovic, Andréa, Turismo e meio ambiente no Brasil, Barueri, SP, Manole, 2010.

 

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2001.

________, Guia de desenvolvimento do turismo sustentável, Porto Alegre, Bookman, 2003.  

 

 

PIRES, M. J, Raízes do turismo no Brasil, 2° Ed. São Paulo/SP: Manole, 2002.

 

REGULES, Maria Paula, coordenação DE ALMEIDA, Regina Araujo, Ética, meio ambiente e cidadania para o turismo.  Ministério do Turismo, São Paulo, 2007.

 

SALGUEIRO, V. Gran Tour: uma contribuição a historia do viajar por prazer e amor a cultura, artigo, Revista Brasileira de Historia vol.22, n° 4.

 

Tomazzoni, Edgar Luiz, Turismo e desenvolvimento regional: dimensões, elementos e indicadores,Caxias do Sul, Educs, 2009.

 

TRIGO, L. G. G, Viagem na memória: guia histórico das viagens e turismo no

Brasil. São Paulo/SP: SENAC, 2000.

 

WARCHOWICZ, R. C, História do Paraná. Curitiba/PR: Ed. dos Professores, 1967.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



[1] Bacharel em Turismo  (Universidade Positivo),Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (UNINTER).

[2] Gestor Ambiental (Faculdades Integradas Camões PR) Especialista em Biotecnologia (PUC/PR)

 

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