Turismo de base comunitária e o Projeto Siri Guaçu em Guaraqueçaba

 O Turismo de Base Comunitária oferece para as comunidades que estão inseridas em Unidades de Conservação, uma alternativa de renda e oportunidade de valorização cultural. E qual o conceito de Turismo de Base Comunitária? Entendemos que é a forma de organização empresarial sustentada, baseada na autogestão sustentável dos recurso comunitários, a principal característica do turismo comunitário é sua dimensão humana e cultural, com objetivo de incentivar a valorização cultural de uma determinada região, trazendo renda para todos os envolvidos.

No Litoral do Paraná este conceito se encontra em evidencia sendo implantado em algumas comunidades das ilhas da região das Baías de Paranaguá, Guaraqueçaba, Antonina e Pinheiros. As comunidades locais estão abrindo suas casas e mostrando sua cultura local caiçara, recebendo turistas que estão dispostos a vivenciar o dia a dia dessas comunidades, que vivem da pesca artesanal e do turismo.

Vamos apresentar , o Projeto Siri Guaçu que faz parte da rede de turismo de base comunitária na cidade de Guaraqueçaba, mais precisamente no Bairro Costão, onde fica a base do projeto.  

O projeto se refere, ao trabalho da pesca artesanal do Siri Guaçu, onde e a sua pesca sustentável e feita geralmente pelos homens com armadilhas deixadas na água de acordo com as marés, e a retirada da carne e feita pelas mulheres, e depois armazenadas e vendidas em toda a região.
A quase 3 anos, esse trabalho de inserção do turista vem sendo feito pelo projeto, onde os visitantes são levados até o local onde ficam as armadilhas para captura do Siri, e depois podem ver como e feito trabalho das tiradeiras na base do projeto. A importância dessa interação com turista, está ligada a preservação da cultura local caiçara, que e vista pelo turista e assim cada vez mais valorizada e preservada para as gerações futuras.

Deixamos o convite para conhecer o projeto e acompanhar nas redes sociais    https://www.instagram.com/projeto_siri_guacu/


Texto

Camila Campestrini do Rosário

Turismóloga - Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável- Guia Regional Litoral do PR


Referências

BARTHOLO,Roberto; SANSOLO, Davis G.; BURSZTYN, Ivan; TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA DIVERSIDADE DE OLHARES E EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS, Academia Edu,    2009, Editora Letra e Imagem.2009 Ed. Letra e Imagem 

https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/comunicacao/publicacoes/turismo_de_base_comunitaria_em_uc_2017.pdf


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antonina

Turismo de Base Comunitária