Pesca Subaquática - predatória ou salvadora?


A pesca subaquática é praticada por mergulhadores, que vão até as águas mais fundas para arpoar suas presas utilizando um arpão que é lançado por um arbalete, nadadeiras, mascaras de mergulho e snorquel. Para que este tipo de pesca não seja considerada predatória deve ser praticada em apneia.
Este tipo de pesca por muitos é condenada, pois os peixes recebem um tiro, com um arpão e morrem na hora na maioria das vezes, são mortos por que foram escolhidos pelo mergulhador que atira. Porém a controvérsias, pois ao contrário da pesca em redes apenas os maiores exemplares são escolhidos, dando a oportunidade dos menores chegarem a fase adulta.Já a pesca em redes varre os mares, e muitas vezes os menores exemplares que não interessam comercialmente são descartados mortos.
Pode-se ate mesmo se dizer que a pesca subaquática e uma das formas mais sustentáveis de se pescar.
De acordo com a portaria do IBAMA nº 30 de 23 de maio de 2003, Art.3º 
Os pescadores amadores,inclusive os praticantes de pesca subaquática obterão Licença para Pesca Amadora mediante pagamento de de uma taxa, definida pela legislação em vigor, a ser recolhida junto a rede bancaria autorizada, em formulário próprio.
Ainda sobre a portaria nº 30, categorias de pesca, onde a III descreve sobre a pesca subaquática:
III- Pesca Subaquática ( categoria C ): realizada com ou sem auxilio de embarcação e utilizando espingarda de mergulho ou arbalete, sendo vedado o emprego de aparelhos de respiração artificial. 
Para que este tipo de pesca seja sustentável outra medida que deve ser respeitada e o período de desova das especies e também deve ser respeitado os tamanho de cada especie, estas informações estão disponíveis em http://www.mpa.gov.br/index.php/pescampa/tamanhos-minimos. 
Na pesquisa realizada para este artigo, pode-se observar que muitas entidades conservacionistas se opõem a este tipo de pesca, da mesma maneira encontramos entidades ate mesmo organizadoras da atividade. Isso mostra que devemos respeitar todos os modos de pensar sobre o assunto. E a pergunta ainda fica, este tipo de pesca é predatória ou pode ser a salvação de muitas espécies? Esperamos instigar nossos leitores com esta questão!!!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antonina

Turismo de Base Comunitária