Segunda parte - Expedição Canal do Varadouro

Saiba como esta aventura terminou....

Vilarejo Barra de Ararapira

No vilarejo fomos recebidos pela família Pires, neste local moram 40 famílias que sobrevivem basicamente da pesca e turismo na região, o vilarejo esta sob jurisdição de Guaraqueçaba. Por se tratar de um local afastado, a energia utilizada vem das placas solares, o telefone esta aproximadamente 5 messes sem funcionar (isso mostra o esquecimento das autoridades), a água é canalizada do morro (não pudemos visualizar).  
No vilarejo as mulheres viram nas folhas da Cataia a oportunidade de aumento de renda, possuem a Associação das Catadoras da Cataia.
Os moradores da vila votam em Guaraqueçaba, e como de costume relatam que os governantes aparecem apenas em ano de eleição. O posto de saúde recebe visitas mensais do medico, fato preocupante, pois muitos moradores são pessoas idosas. As crianças estudam na vila até o 4º ano, depois são levadas ate Ariri para terminar os estudos.

Fique ligado mais uma expedição vem por ai.......
Barco escolar.

Agência comunitária dos Correios, uma vez por mês a correspondêcia e trazida de Guaraqueçaba. 

Placas solares, folhas de Cataia secando ao sol.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TURISMO SUSTENTÁVEL NO LITORAL DO PARANÁ – COMO OS DOIS CONCEITOS CONTRIBUEM PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

Guaraqueçaba