Turismo Regenerativo

 Turismo Regenerativo I


O que é Turismo Regenerativo?

O Turismo Regenerativo propõem uma mudança de valores que vão além da diminuição de danos proposta pelo turismo sustentável, ele busca resgatar, recuperar e regenerar os inúmeros impactos negativos que foram causados pelas atividades socioeconômicas em uma determinada região. Possuindo a natureza como seu principal pilar, considera também as questões sociais, econômicas, politicas e espirituais. O turismo regenerativo, não deve ser tratado como um nicho  de viagens ou uma nova forma de chamar o turismo sustentável, ele deve ser o caminho para criar uma conexão entre o homem consigo mesmo, com os outros (os anfitriões do local) e com a natureza. São inúmeros exemplos de comunidades no país, que estão aplicando esse conceito de regeneração para atrair turistas que cada vez mais procuram novas experiências em suas viagens.

Alguns princípios do Turismo Regenerativo

Pensamento sistêmico - sistemas vivos são sistemas abertos, que interagem e coevoluem com seu ambiente, importante destacar que os indivíduos não são seres isolados, vivemos em um mundo onde cada relação implica em outra ou e dependente de diversas variáveis.

Três relações - o homem esta cada vez mais voltando a valorizar sua relação consigo mesmo, com o outro e com a Terra, entendo que dependemos integralmente da natureza e como fazemos parte dela.

Natureza como seu principal pilar -  ainda tendo a natureza como seu principal pilar, e seus eixos assim como no turismo sustentável considere a economia e as questões socioculturais, no turismo regenerativo temos os eixos políticos e espirituais das comunidades receptoras.

Colaboração e inteligência coletiva - procurar envolver todos os atores envolvidos no processo da atividade turística, buscando benefícios mútuos, gerando valores para todos e visando também a sustentabilidade econômica.

Respostas locais e sentido de lugar -  nesse principio o importante e entender as características locais culturais, ficando atento as particularidades do local, como já propõem o turismo sustentável pensando em soluções locais em processos únicos para cada destino.

Comunidade local como protagonista -  para este processo de regeneração, necessário entender que as comunidades e destinos devem ser os protagonistas e tomadores de decisão e são essas pessoas que vão saber dizer o que e melhor para aquele lugar. Antes de ser um bom lugar para se visitar, primeiro precisa ser um bom lugar para morar.

Qualidade ao invés da quantidade - nesse contexto de regeneração, necessário buscar um crescimento do turismo em métricas qualitativas, desenvolvendo a atividade ampliando seus benefícios e não apenas ampliando números. 

Turismo Regenerativo no Litoral Norte do Paraná.

Partindo como base a Baía de Paranaguá, que possui o maior porto graneleiro da América Latina e são inúmeros os impactos negativos gerados pelas atividades portuárias, também as questões latifundiárias da região que cada vez mais está valorizada para novos empreendimentos portuários em Pontal do Paraná, esse conceito de regeneração deverá ser cada vez mais evidenciado, para que as comunidades ribeiras caiçaras, que dependem basicamente da pesca e do turismo de base comunitária possam continuar com suas fontes de renda. Tendo como base um dos princípios desse conceito de turismo regenerativo, onde as comunidades devem ser evidenciadas como protagonistas desse processo, a proposta é conhecer para conservar os diversos destinos, e assim impulsionando a prática de turismo náutico saindo de Pontal do Sul, Pontal do Paraná. 

Essa foi uma primeira reflexão  sobre esse assunto, vamos explorar mais sobre?

Texto - Camila Campestrini do Rosário -  Turismóloga , Esp. Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. 


Referências 

https://viajarverde.com.br/turismo-regenerativo-viagens-que-podem-recuperar-o-planeta/

https://www.ecycle.com.br/turismo-regenerativo/ 

https://desenvolvimentoregenerativo.com/comece-aqui/






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TURISMO SUSTENTÁVEL NO LITORAL DO PARANÁ – COMO OS DOIS CONCEITOS CONTRIBUEM PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

Guaraqueçaba